A gastronomia que o tempo não pode apagar

Sobre o Festival

Display of woven baskets on a table under a wooden pavilion at an outdoor event, with trees and a dirt area in the background.

Conjunto de eventos culturais e gastronómicos realizados no interior do Algarve, centrados no tema da comida esquecida: os alimentos que, por diversas razões, caíram em desuso. Seja devido à alteração dos modos de vida das populações, ou por estarem associados à pobreza, à ruralidade, ao envelhecimento das populações ou ao desaparecimento de espécies e variedades agrícolas e animais. 

Com este festival, propomos sensibilizar para o impacto do abandono das tradições alimentares, que acarreta não só a perda de identidade e memória coletiva, mas também o desaparecimento de saberes, técnicas e patrimónios vivos ligados ao território.

Através de experiências imersivas e partilhadas, procuramos valorizar a diversidade e a riqueza do interior algarvio, contribuindo para a preservação do seu património cultural e alimentar. 

O festival contribui para o conhecimento e divulgação das tradições locais, das memórias das comunidades e da sua identidade e autenticidade